Atualizando o Firmware

Neste tópico vamos aprender a atualizar o firmware do NanoVNA usando o sistema operacional Windows. As atualizações são importantes para corrigir eventuais bugs e adicionar novas funcionalidades ao equipamento.

O primeiro passo é conectar o cabo USB no NanoVNA e no computador. Depois disso temos que colocar o equipamento em modo programação. Dependendo da versão do firmware instalado no equipamento, podemos entrar neste modo pelo próprio menu acessando “CONFIG => DFU => RESET AND ENTER DFU”. Caso a versão que esteja instalada no aparelho não tenha esta opção, faça como descrito abaixo:

Com o equipamento desligado e o cabo USB conectado no NanoVNA e no computador, feche um curto nos dois pinos na extremidade direita, que ficam na lateral direita do equipamento conforme indicado na figura abaixo e ainda com os pinos em curto, ligue o aparelho.

Ao ligar, retire o curto-circuito entre os pinos e a tela do equipamento deverá permanecer branca conforme imagem abaixo.

Agora execute o programa “Zadig”. Todos os programas necessários para atualizar o firmware podem ser encontrados na página de Downloads do site.

Depois de executar o Zadig, clique em “Options => List All Devices” conforme a figura abaixo.

Agora procure na lista de dispositivos por STM32 Bootloader e o selecione. Depois de selecionado, certifique-se que os campos USB ID correspondem com os valores da imagem abaixo. Esta é a identificação do NanoVNA.

Depois de selecionado, clique em “Install Driver” ou “Reinstall Driver” e aguarde até que a instalação dos drivers do DFU seja finalizada. Quando a instalação do driver estiver completa, a versão do driver em ambos os campos do lado esquerdo e direito do Zadig devem ser iguais. Feche o zadig.

Baixe agora o aplicativo DFU-Util que corresponda à sua plataforma (32 ou 64bit) e descompacte em algum local do seu computador. Baixe também o firmware desejado e o descompacte no mesmo diretório onde está o executável “dfu-util-static.exe”.

Agora abra o prompt de comando do Windows digitando “cmd.exe” no campo de busca da barra de tarefas e depois que o prompt de comando abrir, vá até o diretório onde se encontram os arquivos executáveis e o firmware.

Dentro do diretório deverão estar os arquivos executáveis do dfu-util e também o firmware do NanoVNA já descompactado.

Depois disso execute:

dfu-util-static -d 0483:df11 -a 0 -s 0x08000000:leave -D nanovna-0.4.5-4.bin

onde o último parâmetro é o nome do arquivo do firmware, que no exemplo acima é nanovna-0.4.5-4.bin.

Se tudo ocorrer como deve, você verá uma tela com uma barra de progresso indicando o status atual da atualização.

Depois de finalizado desconecte o cabo USB do NanoVNA, desligue e ligue novamente. Seu NanoVNA deverá ter sido atualizado.