Calibrando o NanoVNA

Antes de usar o NanoVNA é importante efetuar a calibração para que o resultado das leituras seja o mais preciso possível.

Para isto você precisará dos 3 adaptadores SMA e de um dos cabos SMA que acompanham o produto.

A figura abaixo mostra os três adaptadores, aberto, fechado e carga respectivamente.

    

O primeiro passo da calibração é desconectar qualquer cabo ou adaptador das portas S11 e S21 e então configurar as frequências inicial e final (START/STOP) do NanoVNA. Para isso, acesse a opção do menu “STIMULUS=>START” e entre com a frequência inicial de 50KHz “5=>0=>K”, depois acesse “STIMULUS=>STOP” e entre com a frequência final de 1.5GHz “1=>.=>5=>G”.

Depois de entrar com as Frequências inicial e final (START/STOP), certifique-se de que o equipamento realmente está operando no intervalo de frequência selecionado. A frequência inicial e final aparecem na parte inferior esquerda e direita do NanoVNA.

Selecione agora as opções do menu “CAL=>RESET” e então “CAL=>CALIBRATE”. É importante resetar antes de calibrar o equipamento, caso contrário o resultado das leituras serão incorretos.

  1. Rosqueie o adaptador “SMA aberto” na porta S11, aguarde pelo menos 5 segundos para estabilizar e então clique em “OPEN”.
  2. Remova o adaptador “SMA aberto” e substitua pelo adaptador “SMA fechado” na porta S11, aguarde pelo menos 5 segundos para estabilizar e então clique em “SHORT”.
  3. Remova o adaptador “SMA fechado” e substitua pelo adaptador “SMA carga” naporta S11, aguarde pelo menos 5 segundos para estabilizar e então clique em “LOAD”.
  4. Remova o adaptador “SMA carga” da porta S11, rosqueie o mesmo adaptador na porta S21, aguarde pelo menos 5 segundos para estabilizar e então clique em “ISOLN”.
  5. Remova o adaptador “SMA carga” da porta S21, coloque o cabo ligando a porta S11 na porta S21, aguarde 5 segundos para estabilizar e então clique em “THRU”.
  6. Remova o cabo das portas S11 e S21 e clique em “DONE”.
  7. Grave o perfil de calibragem em um dos perfis disponíveis 0 a 4, lembrando que todas as vezes que o equipamento é ligado o perfil 0 é automaticamente carregado.

Observação: Uma vez efetuada a calibração com os valores acima descritos, não é necessário efetuar a calibração novamente, porém, é possível obter maior precisão. Para isso, antes de iniciar a calibração, entre com a frequência inicial e final (START/STOP) que você irá usar em suas medições e só então efetue a calibração. Desta forma o equipamento estará calibrado apenas para operar no intervalo de frequência selecionado (START/STOP). Caso você precise medir algo que esteja fora do intervalo de frequência com que o dispositivo foi calibrado, será necessário realizar uma nova calibração com o novo intervalo de frequência. Para facilitar sua vida, você pode usar um dos cinco perfis disponíveis para gravar parâmetros, desta forma todos os dados de frequência inicial, final, calibração, marcadores e traços serão salvos e podem ser carregados conforme sua necessidade. Você pode carregar os perfis gravados acessando “RECALL=>RECALLx”.